Foto: Pixabay/Ilustrativa
Um indígena Warao de 60 anos morreu nessa semana em um abrigo em João Pessoa e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP) investiga a relação do óbito com a catapora, já que outros quatro indígenas do mesmo abrigo estão com a doença. A SMS-JP disse que eles estão sendo acompanhados pelas equipes de assistência.
Em nota, a Secretaria informou que “quatro casos de varicela simples estão sendo monitorados entre indígenas Warao acolhidos no abrigo Centro, sendo duas crianças e dois adultos jovens. Todos se encontram em fase final de recuperação e sem complicações. Desde os primeiros sintomas, os pacientes vêm sendo acompanhados pelas equipes do Departamento Municipal de Saúde para Imigrantes e Refugiados, Indígenas e da unidade de referência do território.”
Em relação à morte do indígena de 60 anos, a SMS-JP disse “que o paciente não mantinha adesão regular ao acompanhamento de saúde. Durante as visitas das equipes, ele frequentemente não se encontrava no abrigo ou se retirava do local, não apresentando sintomas aparentes nas últimas abordagens.”
A Saúde de João Pessoa pontuou que “a varicela é uma doença prevenível por vacinação. Atualmente, já foram aplicadas 2.800 doses de vacinas entre os indígenas Warao, o que representa um aumento de 75% na cobertura vacinal. O objetivo é atualizar 100% das cadernetas desse público.”
E que “o trabalho das equipes segue de forma contínua e integrada, com ações de prevenção, monitoramento e educação em saúde nos abrigos. A SMS reforça ainda a importância da colaboração da comunidade Warao para que as ações de cuidado e prevenção tenham ainda mais eficácia.”