A Energisa está testando na Paraíba o Plano Pré-pago de energia elétrica, modalidade semelhante à usada em serviços de telefonia e streaming, em que o consumidor compra créditos convertidos em quilowatts-hora (kWh) conforme sua necessidade. O projeto é conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e está disponível em caráter experimental por até 12 meses. As inscrições para participar estão abertas até julho pelo aplicativo Energisa ON ou pelo site da distribuidora.
Na Paraíba, até mil consumidores podem aderir ao teste em 24 cidades, entre elas João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Cajazeiras, Sousa, Guarabira e Cabedelo. A participação é gratuita e o cliente pode retornar ao modelo convencional de cobrança a qualquer momento. Podem se inscrever consumidores residenciais que não estejam na Tarifa Social, não possuam cobranças adicionais na fatura e não sejam atendidos por geração distribuída.
O plano oferece recargas com valor mínimo de R$ 30 e máximo de R$ 500, em múltiplos de R$ 10. O consumo pode ser acompanhado em tempo real pelo medidor especial instalado ou pelos canais digitais da Energisa. O cliente é avisado até três vezes quando os créditos estiverem acabando e conta com a opção de acionar um crédito emergencial para evitar a interrupção do serviço.
Segundo o diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia da Energisa, Rodrigo Santana, o objetivo é medir o potencial de mudança no comportamento de consumo e avaliar o modelo como solução para a redução da inadimplência. Clientes com faturas em aberto também poderão aderir ao plano futuramente, utilizando 10% de cada recarga para amortizar débitos anteriores.
LEIA TAMBÉM
RM NEWS l Redação Multimídia
Siga Nosso Instagram @rmnews.br

