Assim como aconteceu com Neymar, Romário teve que lidar com problemas musculares pouco antes da convocação. Foi chamado para a Copa do Mundo, se apresentou, mas um edema na panturrilha direita causou o corte dele, a 8 dias da estreia do Brasil na Copa.
Romário sempre alegou que tinha condições de se recuperar a tempo de disputar a fase final da Copa. Mas a comissão técnica resolveu tirá-lo. O Brasil chegou na final, mas foi derrotado pela França.
Origem do problema de Romário
Assim como aconteceu com Neymar, os problemas de Romário começaram quando ele ainda jogava pelo clube – no caso do Baixinho, era o Flamengo. Primeiro ele sofreu uma contratura na coxa, mas se recuperou e foi convocado.
Porém, desde que chegou na Seleção, sempre reclamou de dores na panturrilha e preocupou os médicos. Nunca treinou junto com o grupo. Ficava fazendo exercícios sem bola.
Depois de exames, a CBF informou que ele tinha um edema na panturrilha e não estava se recuperando bem. O fisioterapeuta Claudionor Delgado disse que o problema era mais grave do que o esperado.
“Durante três dias, pensamos que era uma mialgia (dor muscular comum). Mas, quando as dores continuaram, após três dias de tratamento, decidimos fazer a ressonância magnética”, contou Claudionor.
A ressonância magnética foi justamente o exame que a CBF fez com Neymar nesta quarta (27).
O dia do corte
A comissão técnica da Seleção Brasileira, formada pelo técnico Zagallo, pelo coordenador Zico e pelo médico Lidio Toledo, entendeu que Romário não teria tempo suficiente para se recuperar.
Quando o corte foi anunciadou, Romário deu uma entrevista coletiva e se emocionou ao dizer: “A minha relação com a Seleção eu tenho certeza que ainda não acabou”. Parou de falar, chorou e saiu.
O volante Emerson foi convocado como substituto de Romário.
A polêmica Romário x Zagallo

Romário sempre reclamou que houve falta de confiança e respeito por parte da comissão técnica. Ele já tinha sofrido desentendimentos com Zagallo no passado, principalmente antes da Copa do Mundo de 1994. E também não tinha um bom relacionamento com Lidio.
Em 5 de julho de 1998, quando a Copa ainda estava acontecendo, e o Brasil estava na semifinal, Romário voltou a jogar pelo Flamengo – disputou um amistoso, fez gol e voltou a atacar a comissão técnica. Faltava uma semana para a final da Copa.
Romário alegou que aquilo provava que ele podia ter se recuperado e jogado na Copa de 98. Mas há relatos de que ele ainda tinha dificuldades de movimentação na partida, que foi um amistoso de baixa intensidade.
A polêmica se estendeu ao longo do tempo. Pouco depois, o Baixinho abriu um bar “Café do Gol” e colocou charges dos técnicos nas portas dos banheiros. Zico aparecia segurando um papel higiênico. Zagallo estava na privada. Os dois processaram Romário, que perdeu a disputa na Justiça e teve que pagar indenização.
O dilema do edema
O edema muscular é como se fosse um “inchaço interno” causado por uma irritação, sobrecarga ou microlesão. Na maioria dos casos não é grave, pois não há ruptura de fibras.
O problema é que nem todos edemas são iguais. Eles variam de acordo com o “tamanho”. E a recuperação também muda, de acordo com a resposta de cada indivíduo. Pode demorar 5 dias, 20 dias ou até 1 mês.
Portanto, não é correto dizer que Neymar vai ser cortado apenas porque Romário também foi. Mas é normal que a história do Baixinho gere preocupação para o Brasil.

